quarta-feira, 20 de abril de 2011

Os primeiros "selecionados" ...um breve histórico

BÁRBARA EVELYN 


Idealizadora e fundadora da Seletiva de Atores, Bárbara se graduou em Artes Dramáticas pela UniverCidade e fez pós-graduação em Gestão e Produção Cultural. Tem sua história no teatro começada aos 13 anos, em sua cidade natal, Belém, no estado do Pará. Lá iniciou seus estudos nas artes em 1998, na Escola de Teatro do Sesi, passando três anos depois pela Escola de Teatro da UFPA (Universidade Federal do Pará) e no ano seguinte pela filiada a The Acting Studio, de Miami, Studio em Ação. No seu estado atuou em produções como o sucesso “Capitães de Areia”. Também fez trabalhos publicitários para a televisão regional do Norte e Nordeste. Há sete anos morando no Rio de Janeiro, vem atuando na área em produções como o musical “Raul Fora da Lei”, dirigido por Roberto Bontempo, e já participou de duas edições do Festival Internacional de Teatro RioCenaContemporânea: em 2004 e em 2007, este último com “Valentin”, dirigido por Ana Aschar. Tem entre seus estudos nomes como André Paes Leme, Helena Varvaki, Cristiane Jatahy, entre outros. Além disso, fez cursos com conceituados profissionais e diretores como Liane Maya, Bia Junqueira, Lena Brito, Domingos Oliveira, Hamsa Wood (Rede Record), Sandra Prazeres (Nu Espaço), etc. 





DIONIS TAVARES


Co-fundador da Seletiva de Atores, Dionis Tavares iniciou sua carreira aos 15 anos de idade. Desde 2000 tem uma presença assídua nos movimentos teatrais na cidade de Uberlândia-MG cidade onde morou até o ano de 2007. De lá pra cá já participou de 5 espetáculos profissionais, 6 amadores, esquetes, curta metragem, além de protagonizar e participar de comerciais publicitários, apresentações empresariais entre outros. No teatro, já esteve integrado a 6 companhias entre elas o "Grupontapé de Teatro" e o "Artpalco". Seu 1º trabalho profissional aconteceu junto ao "Grupontapé", onde encenou o "Beijo na Terra", que lhe rendeu a indicação de ator revelação no XIX Festiminas Contagem-MG. Em 2006 escreveu e atuou no espetáculo "Casos Insanos" 2º e 3º dose com o Grupo Artpalco, espetáculo o qual tem o reconhecimento da Prefeitura de Uberlândia por levar o maior público ao teatro na região do triângulo mineiro. No grupo "Todo Um de Teatro", atuou também como produtor da peça "Senhora dos Afogados" de Nelson Rodrigues com a direção de Jorge Farjalla que ganhou os prêmios de melhor direção e espetáculo e também indicação para Dionis como melhor ator coadjuvante no XIX Fenarte de São Mateus-ES. Na televisão já fez participações em novelas da Rede Globo e da Rede Record; além do programa educacional criado pelo MEC “Aí tem Química”, em 2008. Já estudou com professores como Roberto Jabor, Marilenna Bibas e Fátima Toledo. Atuou e produziu o espetáculo "Essa chuva que não passa" com direção de Eduardo Vaccari que esteve em cartaz no Rio (2009) e Belo Horizonte (2009-2010 e direção de produção de Bárbara Evelyn, da Seletiva de Atores. Por este espetáculo foi indicado ao 7º Prêmio USIMINAS/ SINPARC como “Ator Revelação” e “Texto Original”. 



AYUMI SOUZA

Ayumi Souza, paulistana, é atriz formada pelo Teatro Escola Macunaima.  Iniciou seus estudos na Escola Amácio Mazzaropi aos 13 anos de idade. Desde então, estudou canto popular e teoria musical na EM&T (Escola de Música e Tecnologia). No teatro, participou de montagens como O Casamento- Nelson Rodrigues; A Escada- Jorge Andrade e A Revolução dos Bichos- George Orwell. Estudou também interpretação para vídeo no curso ministrado por Cécil Thiré na CAL (Casa das Artes de Laranjeiras) e no Nu Espaço (GET) de Daniel Nigri. Pela Companhia Omamë Teatro, (www.omameteatro.com) esteve em cartaz no Teatro Maria Clara Machado (Planetário) com o espetáculo de Teatro/Música Nariz de Prata (temporada: Outubro à Dezembro de 2009). Em São Paulo atuou também nos espetáculos: “A Revolução dos Bichos”; “A Escada”;  “É... Libérte-se no Cabaré” e “ O Casamento”, de Nelson Rodrigues.